Painel Eletrônico

quarta-feira, 20 de março de 2013

Vem aí, o 1º Seminário com as Mulheres do Campo de Wenceslau Guimarães


A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Wenceslau Guimarães está organizando o 1º Seminário com as Mulheres do Campo que acontecerá no dia 21 de março, no auditório do MST, localizado no Assentamento Che Guevara. Um dos objetivos é garantir a estabilidade financeira da mulher no campo buscando combater a violência contra a mulher.
Além disto, pretende também incentivar o processo organizativo das mulheres camponesas, para que possam ter acesso as políticas públicas.
Pensando nestas questões, o 1º Seminário com as Mulheres do Campo traz como tema principal “Combatendo a violência contra a mulher do campo através da Independência Financeira”.

Estima-se que estejam presentes cerca de 100 mulheres assentadas em áreas de Reforma Agrária para tratarem dos temas propostos.

Marcará presença também, os representantes da Secretaria de Política para a Mulher (SPM) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) que contribuirão nos debates e na promoção das mulheres assentadas.
Missão
O seminário tem como missão provocar reflexões a respeito da caminhada feminina na sociedade e debater o processo de inserção da mulher do campo no mercado de trabalho, identificando as dificuldades encontradas em suas localidades.
Desta forma, torna-se possível propor ferramentas para gerar renda e oportunidade de permanência no campo, contribuindo para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão da propriedade.
A importância do seminário
No passado, as mulheres exerciam apenas o papel de esposas, mães e donas de casa, enquanto o trabalho era uma função extremamente masculina. Porém, houve a necessidade de as mulheres passarem a trabalhar para ajudarem seus maridos. Começou, então, uma luta contra preconceitos e discriminações que, com muito sacrifício e força de vontade, se transformaram, aos poucos, em conquistas femininas.
De forma compassada, as mulheres conseguiram seus espaços e a igualdade entre os sexos.
Hoje há muitas mulheres inseridas no mercado de trabalho como colaboradoras, mas, também, grande quantidade exercendo o papel de líder. Dessa forma, desenvolveram suas habilidades para a liderança e provaram que são capazes tanto quanto os homens na realização de qualquer que seja a tarefa.
Diante de tal conjuntura, a SDA quer aprofundar o debate dentro da perspectiva dos direitos sociais ilustrando por meio de fatos reais ações apoiadas por órgãos públicos que mudaram a vida de muitas mulheres.
Fonte: Wesley Lima – Assessoria de Comunicação SDA