Painel Eletrônico

sexta-feira, 22 de março de 2013

Seca: estima-se que 30% dos produtores rurais deixaram o interior baiano para trabalhar em outros estados


O aniversário de  464 anos de Salvador só será comemorado dia 29 de março. Mas ontem o prefeito ACM Neto (DEM) já anunciou um pacote para a cidade por conta da data comemorativa. 

Estão previstas ações imediatas - como a inauguração de escolas e entrega de carros para a Guarda Municipal - e de médio prazo, como a construção e reforma de postos de saúde.    

Segundo Neto, serão reformados 17 postos, com verba de R$ 980 mil do governo federal. Além disso, quatro novos postos serão construídos, assim como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os prazos das obras não foram informados. 

O secretário municipal da pasta, José Antônio Rodrigues Alves, destaca que esses são passos iniciais para melhorar a assistência à saúde na cidade. “Hoje, precisamos ampliar a rede de atenção básica de Salvador, que tem baixa cobertura. Depois desses 17 postos, estamos já com planejamento para reformar outros 30 ainda nesse primeiro semestre”, diz. 

Segundo Rodrigues, já estão sendo feitas reformas nas UPAs de Brotas, Itapuã e Valéria, que devem integrar até 2014 o sistema de atendimento municipal.
No pacote, está previsto também a melhoria da iluminação da cidade. “Já inauguramos 200 pontos de iluminação em Nova Esperança. O bairro estava há cinco anos sem energia. Em Tubarão, foram aproximadamente 60 pontos, incluindo holofotes. Iluminamos o campo e algumas avenidas”, diz a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf.  

A secretária lembra ainda que, quando as ruas têm boa iluminação, aumenta a sensação de segurança da população e leva desenvolvimento para o bairro. 
Todas as ações foram anunciadas pelo prefeito ACM Neto durante a assinatura do decreto de criação do programa Verde Perto. Com ele, a prefeitura dá a oportunidade para que empresas e pessoas físicas adotem espaços públicos e levem benefícios à área. 

“Sou desenvolvimentista, mas não podemos  estimular o desenvolvimento causando prejuízos ao meio ambiente”, disse Neto, depois de plantar um pé de pitanga no Parque da Cidade. 

Meio Ambiente
Essa foi a primeira das três mil árvores que devem ser plantadas na capital baiana, em áreas como Parque São Bartolomeu,  nas margens do Rio Jaguaripe e na Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba. O programa foi bolado em  parceria com a Braskem, o Instituto Fábrica de Florestas e a Centrel.

Através desta iniciativa, segundo o titular da Secretaria de Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, o objetivo é aumentar a quantidade de espaços verdes na cidade. “Em breve, pretendemos finalizar o Plano Diretor de Arborização Urbana para organizar o plantio e o cuidado  de árvores na cidade”, declarou. 

Espaços públicos
O cidadão ou empresa que adotar o espaço público receberá o selo Bem-te-vi de cooperação com a cidadania urbana. As empresas poderão fazer publicidade nos locais que adotarem, como contrapartida pelos cuidados com a área. 

O Parque da Cidade, onde o prefeito anunciou o  pacote de ações, é um dos lugares que devem ser adotados. “Estamos conversando com uma grande empresa para reformar e gerir o parque”, disse Neto. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Bahia, Luiz Viana, já manifestou o interesse em adotar a Praça da Piedade. “Meu filho Guilherme, quando eu fui tomar posse na Ordem, pediu que eu fizesse um pedido ao prefeito ACM Neto para que Salvador tivesse um milhão de árvores”, contou Viana. Colaboraram Alexandro Mota, Anderson Sotero e Thais Borges.