Painel Eletrônico

quinta-feira, 21 de março de 2013

Seagri promove III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura da Bahia



A Secretaria de Agricultura (Seagri) realiza nesta sexta-feira (22) o III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do estado da Bahia e a III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária. O evento acontece no hotel Pestana das 7 às 20 horas. Também fará parte da programação a entrega do prêmio “Destaque Agronegócio 2012” aos produtores indicados pelas câmaras setoriais, selecionados em função do desempenho e resultados alcançados, mesmo num ano castigado pela seca. A estimativa é de que este ano o evento reúna mais de 800 pessoas.
O III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura da Bahia tem o objetivo de apresentar aos gestores as políticas públicas estaduais e federais referentes ao setor agropecuário. Durante a reunião de trabalho, os diretores e presidentes dos órgãos vinculados à Seagri e os superintendentes vão apresentar as ações planejadas e desenvolvidas pelo governo, esclarecendo as dúvidas e explicando os passos para efetivar cada ação.
A Seagri vem estimulando a criação de Fóruns de Secretários de Agricultura por território de identidade, instância proposta para a discussão dos problemas e busca de alternativas de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura em cada região.
Câmaras Setoriais
A III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária vai reunir representantes das cadeias produtivas para avaliar as ações desenvolvidas e discutir os planos de trabalho. Fóruns organizacionais e permanentes criados pela Seagri, as Câmaras Setoriais têm a missão de preparar os planos estaduais de cadeia produtiva para os próximos 20 anos. No início desse mês já foi lançado o Plano Estadual da Borracha e, na última sexta-feira, iniciada a elaboração do Plano Estadual do Cacau. Ainda neste semestre será lançado o Plano Estadual do Leite.
As câmaras setoriais, com participação de todos os elos das cadeias, representam os segmentos da apicultura e meliponicultura, algodão, seringueira, cana-de-açúcar e derivados, mandioca, café, grãos, pesca e aqüicultura, oleaginosas, hortaliças, silvicultura, fruticultura (com duas subcâmaras: citricultura e fruticultura temperada e tropical), guaraná, leite, cacau, carnes (subcâmaras de aves/suínos, caprinos/ovinos e bovinos/bubalinos) e fibras naturais, além de uma câmara temática de relações internacionais e comércio exterior. Elas se constituem em fóruns organizacionais e permanentes.
Ascom Seagri