Painel Eletrônico

terça-feira, 29 de maio de 2012

Vitória apresenta atacante Marco Aurélio


O Vitória apresentou, na tarde desta segunda-feira (28), o atacante Marco Aurélio. O atleta, 26 anos, atuou no futebol português na temporada passada, e chega para compor o grupo que vai disputar a série B do Campeonato Brasileiro. O jogador, natural do Paraná, iniciou a carreira nas divisões de base do Cortitiba. Ele também jogou no Corinthians do Paraná em 2007 e no mesmo ano se transferiu para Portugal, onde atuou no Vitória de Guimarães e Marítimo, este último até o final do ano passado. O atleta já passou por todos os exames físicos e avaliações médicas.O Vitória apresentou, na tarde desta segunda-feira (28), o atacante Marco Aurélio. O atleta, 26 anos, atuou no futebol português na temporada passada, e chega para compor o grupo que vai disputar a série B do Campeonato Brasileiro.
 
O jogador, natural do Paraná, iniciou a carreira nas divisões de base do Cortitiba. Ele também jogou no Corinthians do Paraná em 2007 e no mesmo ano se transferiu para Portugal, onde atuou no Vitória de Guimarães e Marítimo, este último até o final do ano passado. O atleta já passou por todos os exames físicos e avaliações médicas. Fotos: Ascom E.C.Vitória.

Bahia contrata dois reforços do interior paulista


Ainda não foi dessa vez que o torcedor do Bahia comemorou contratações de peso. Nesta segunda-feira (28), a diretoria tricolor anunciou a chegada do zagueiro Lucas Fonseca e do volante Val. Ambos defenderam o Mogi Mirim no campeonato paulista deste ano. Os dois reforços já estão em Salvador e, na tarde desta segunda, passam por exames médicos e físicos.

Com 28 anos, Lucivaldo Lázaro Abreu, o Val, já passou por clubes como o Botafogo-PB Porto-PE e Alecrim-PE. e começou a viver um bom momento na carreira a partir de 2011,quando conquistou o acesso à Série B pelo América-RN até chegar no Mogi Mirim. No clube paulista. No Paulista deste ano, ele marcou três gols. Já Lucas Fosenca é volante de origem, mas se destacou no Paulistão 2012 atuando como zagueiro. Ele chamou atenção do Bahia pelo seu porte físico: 1,91 de altura. Ele tem 26 anos e já defendeu o União São João-SP e Guarani-SP. Com Val e Lucas no elenco, o Mogi Mirim conquistou o título do interior paulista. (iBahia)

Saidinha Bancária: Mulher é vítima de roubo em plena luz do dia em Presidente Tancredo Neves-BA

Uma mulher que não quis se identificar, foi assaltada no início da manhã desta segunda-feira (28), por volta das 09h30mim, na Praça São Roque, nas proximidades da Igreja Católica, por duas mulheres e um homem, após ela sair da Agência do Banco do Brasil com certa quantia em dinheiro.

A vítima acionou a Polícia Militar que fez buscas afim de prender os meliantes, mas não obtiveram sucesso. Segundo informações as duas mulheres eram acima do peso e o homem era um senhor de idade.

Atenção Clientes!! tenham o máximo de cuidado ao efetuar algum saque em qualquer agência bancária, você pode está sendo monitorado por alguém, que com certeza vai passar informações para algum comparsa que está fora do banco, caso você perceba alguma movimentação estranha, não saia da agência, e com cuidado acione a polícia, não ande pelo meio da rua, isso facilita a ação do bandidos, ande sempre pelos logradouros e fique atento, fazendo isso você irá dificultar a ação dos meliantes. Que este acontecimento sirva de exemplo.

Inscrições do Enem tem média de 600 registros por minuto no primeiro dia

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve em média 600 registros por minuto no primeiro dia de inscrições. O prazo segue até 15 de junho e o processo é feito exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Apesar do número de acessos, o Ministério da Educação (MEC) não registrou problemas na conexão com a página do Enem. Nas redes sociais, o termo "Enem" foi um dos mais citados ao longo do dia. No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.


A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Os que não estão isentos devem efetuar o pagamento até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição. O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado na última sexta-feira (25), no Diário Oficial da União. No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro. (Agência Brasil).

Médicos federais fazem paralisação nos dias 5 e 6 de junho

Os médicos federais fazem paralisação nos dias 5 e 6 de junho para protestar contra a Medida Provisória 568/12, do governo, que altera planos de carreira, tabelas salariais e de gratificação da categoria. A decisão foi tomada em assembleia nesta segunda-feira pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed). De acordo com Francisco Magalhães, do Sindimed, os médicos baianos também farão uma delegação para acompanhar uma audiência pública sobre o caso em Brasília. A ministra do Planejamento Miriam Belchior deve participar da audiência. O departamento jurídico do sindicato também está analisando o caso. “Vamos fazer consultas a nível federal para saber se é possível buscar a inconstitucionalidade desta MP”, explica. (Correio)

Operação das Polícias Civil e Militar cumpre vários mandados de prisão em Gandu.


Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (29) que Policiais Civis e Militares de Gandu, fazem uma operação para cumprimento de vários mandados de prisão, sendo que a maioria é de pessoas envolvidas com o tráfico de droga da região. 

Vários bairros foram tomados pela Polícia que promete invadir todos os locais suspeitos de funcionar como “boca de fumo”. Além de traficantes, o objetivo da operação é apreender acusados com envolvimento em assaltos e furtos no município de Gandu e região. (Rádio Patrulha).

Conclusão de processos marca nova fase da gestão ambiental no Governo do Estado da Bahia

Como parte das ações que buscam melhorar a gestão ambiental na Bahia, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenação de Gestão Descentralizada (Coged), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), encaminhou 2.469 processos às nove Casas do Meio Ambiente (unidades regionais de desconcentração da gestão das atividades do Inema), com o objetivo de promover a descentralização de processos ambientais no estado. 

A desconcentração das análises dos processos foi estabelecida na reforma do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), ocorrida em maio de 2011, que também unificou as Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos no Estado. As mudanças integram parte da transferência de responsabilidades e competências para as Casas de Meio Ambiente, além de fortalecer as atribuições de cada unidade na gestão ambiental. 

De acordo com o coordenador da Coged, Francisco Borges Neto, a partir de agora as Casas terão uma proximidade maior com o empreendedor e isso, além de facilitar a relação, dará mais agilidade aos tramites processuais. “Esse é um momento novo para o meio ambiente na Bahia. Sempre buscamos essa nova dinâmica, e agora conseguimos”.

Ferramenta
Para Neto, o Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia), com lançamento previsto para o dia 5 de junho, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, será uma importante ferramenta para a gestão ambiental. “Avançamos muito, mas o que dará a velocidade necessária, sem sacrificar a qualidade dos processos, é o Seia”. Ele afirmou ainda que os processos enviados foram de empreendimentos de micro, pequeno e médio porte.

O próximo passo é dar continuidade às ações, objetivando receber e movimentar os processos para as Casas de Meio Ambiente. A expectativa do coordenador da Coged é enviar mais três mil processos, com triagem por município e porte, buscando o sucesso da ação anterior. A expectativa é que em 90 dias todos os processos sejam analisados e encaminhados às Casas de Meio Ambiente de origem.

Fonte: MRB

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Comissão aprova projeto que reajusta valor per capita da Merenda Escolar

Projeto de Lei (PL) que propõe a correção anual dos valores per capita do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, por unanimidade. A Comissão aprovou o texto substitutivo, ao PL 5.690/2009 de autoria do Deputado Manoel Junior (PMDB-PB), no dia 16 de maio.

Apenas uma alteração foi feita ao projeto original, para incluir o item alimentação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A emenda sugerida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que assegurava o valor aluno/dia superior a R$ 0,42 – valor corrigido pela inflação desde 1994 – não foi considerada.

A CNM defende que é necessária a garantia em lei da correção do valor repassado pelo Pnae, para que não ocorra o congelamento dos valores definidos, como forma de não se repetir o que aconteceu no período entre 1994 e 2003, 2006 a 2009 e 2010 a 2011.

Reivindicações

O reajuste pelo INPC é um grande avanço, mas é necessário acompanhar a tramitação do PL no Senado Federal e buscar o atendimento das demais reivindicações de interesse municipalista.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, mesmo tendo caráter suplementar, a participação da União precisa ser ampliada e mais efetiva, para que os Municípios não percam com investimentos retirados de outros setores.“É importante o comprometimento do governo federal em investir com mais recursos às demandas educacionais dos projetos desenvolvidos pelos Municípios”, complementa Ziulkoski.

Fonte: CNM

Municípios que desejam obter retroescavadeira, atenção ao prazo para propostas

Os Municípios que desejam obter retroescavadeira, e participar da seleção para receber motoniveladoras, devem inscrever proposta de 15 de junho a 15 de agosto, no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Porém, as máquinas só começarão a ser entregues a partir de dezembro.

Ao participar da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a presidente da República Dilma Rousseff falou sobre a liberação de retroescavadeiras para Municípios com menos de 50 mil habitantes. São 3,5 mil com está característica, e segundo anúncio todos receberão máquinas e outros 1.330 serão selecionados para receber motoniveladoras.

Dilma também destacou, na ocasião, que tem um compromisso com os Estados e Municípios de manter parceria para que seja possível superar desafios e melhorar a qualidade de vida da população.

* Mais informações aqui
Fonte: MRB

Mudanças no Código Florestal beneficiam pequenos produtores, dizem ministros

O ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, disse hoje (25) que as mudanças e vetos ao Código Florestal feitos pela presidenta Dilma Rousseff vão beneficiar os pequenos agricultores. Pela proposta apresentada pelo governo, haverá um escalonamento das faixas de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) de acordo com o tamanho da propriedade.

Para propriedades de até 1 módulo fiscal, a recomposição deverá ser de 5 metros, não ultrapassando 10% da propriedade. Para propriedades de um a dois módulos fiscais, a recomposição será de 8 metros, limitada a 10% da propriedade. Proprietários de dois a quatro módulos terão que recompor 15 metros, não ultrapassando 20% da propriedade. Para propriedades acima de quatro módulos, a área recuperada vai de 30 a 100 metros.

“Os grandes proprietários têm condições de fazer isso. Nosso foco é dirigido ao pequeno produtor, que é de fato o produtor que requer um apoio complementar. As grandes áreas são lucrativas e produtivas e tem condições de recompor as áreas que foram desmatadas”, disse Adams.

“Os grandes produtores têm grande extensão de propriedade e condições de recuperar todas as áreas de preservação permanente”, acrescentou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Segundo a ministra, 90% das propriedades rurais no Brasil têm até quatro módulos fiscais e ocupam 24% da área agrícola do país. As propriedades com mais de 10 módulos representam 4% do total de imóveis rurais do país e ocupam 63% da área produtiva agrícola.( fonte MRB

VEREADOR ACABA COM MATA ATLANTICA EM NOVA IBIÁ

O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Entretanto, o desmatamento está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal no território brasileiro inclusive em Nova Ibiá. Isso está ocorrendo simplesmente devido aos interesses econômicos como é o caso de quem se diz ser VEREADOR NAU, que deveria estar fiscalizando por ser uma autoridade na cidade, NAU vem desmatando constantemente em varias regiões como Cabeceira, canarisco e outras acabando assim com a mata nativa e a proteção das nascentes em especial do RIO GANDU, principal rio do município que por sinal a cada dia está diminuindo o seu volume de água.

Sabemos que a retirada de árvores acarreta vários fatores negativos ao meio ambiente, entre eles se destacam: perda da biodiversidade, empobrecimento do solo, emissão de gás carbônico na atmosfera, alterações climáticas, (a falta de água na região já está sendo um exemplo disso) erosões, entre outros. Denuncie 0800-71-1400 pelo e-mail: denuncias@ima.ba.gov.br

QUEM TEM VERGONHA NÃO VOTA

“Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido”. Leonardo da Vinci (ANÔNIMO)

Diretor do Sindicato dos Rodoviários morre em acidente na BR-324


O diretor de base do Sindicato dos Rodoviários do Estado da Bahia, Edson Damasceno dos Santos, 43 anos, morreu em um acidente na madrugada deste domingo (27) na BR-324, em Salvador. O veículo conduzido por ele capotou na altura do Supermercado Makro, em Pirajá, por volta de 0h30.
Além de diretor de base, Edson também trabalhava como motorista de ônibus da empresa Praia Grande. Segundo Francisco Costa, diretor de imprensa do sindicato, ele havia participado da assembleia que definiu o fim da greve e estava voltando para casa quando ocorreu o acidente. O corpo de Edson será sepultado às 16h deste domingo, no Cemitério Bosque da Paz. Ele deixa mulher e duas filhas de 14 e 19 anos.

Em duelo de tricolores, São Paulo vence Bahia no Morumbi pela Série A

 
Com um futebol bem mais eficiente e ofensivo, o São Paulo venceu o Bahia nesta noite de domingo, por 1 x 0, no estádio do Morumbi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Agora, para tentar se recuperar na competição, já que tem apenas um ponto na tabela de classificação, o time de Falcão terá que vencer o Atlético-MG, dia 6, às 20h30, no Independência.
 
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro – 2ª Rodada
São Paulo 1 x 0 Bahia
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 27/05/2012
São Paulo: Dênis; Pires (Rodrigo Caio), Paulo Miranda, Edson Silva, Cortês; Denilson, Cícero, Jadson; Maicon (Fernandinho), Rafinha (Osvaldo) e Luís Fabiano. Técnico: Emerson Leão.
Bahia: Marcelo Lomba; Fabinho, Rafael Donato, Titi e Helder (Gerley); Diones, Fahel, Magno (Ciro) e Zé Roberto; Júnior (Rafael) e Lulinha. Técnico: Paulo Roberto Falcão. (BN)

Detran realiza leilão em Salvador e em mais quatro cidades baianas

 
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN - BA) realizará em maio e junho o 1º Leilão de Veículos de 2012, em Salvador e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) das cidades de Irecê, Conceição do Coité, Lauro de Freitas e Feira de Santana. Na capital baiana, o pregão acontecerá nesta segunda-feira, 28; em Irecê, no dia 30; em Conceição do Coité, dia 1º de junho; e em Lauro de Freitas e Feira de Santana, no dia 04. A cópia integral do Edital de Notificação estará disponível nos locais onde irão acontecer o leilão. Os interessados podem ter acesso ao edital também pelo site do órgão www.detran.ba.gov.br. objetivo do Detran é reduzir o número de veículos apreendidos e que estão lotados em Salvador e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). (ATarde)

"Tenho celulite, mas tenho caráter", diz Preta Gil

Preta Gil costuma dizer que não é mulher de levantar bandeira e que odeia rótulos. Já foi muito criticada e "ridicularizada" por estar fora dos padrões cada vez mais exigentes de beleza que sentenciam: mulher bonita é magra ou magérrima. inha? Sou. Mas e daí? Tenho celulite, mas tenho caráter. Conheço muita mulher que é seca, esquálida, e não tem um pingo de caráter. Minha celulite não mede nada", afirma. "Agora, se me derem paulada, com certeza vou me defender."
E ela está se defendendo. Aqueles "ratos da internet", como gosta de dizer, que já escreveram em suas fotos na praia "baleia encalha", agora veem a cantora carioca de 38 anos, filha de Gilberto Gil, conquistar espaço no mercado brasileiro de publicidade justamente com suas curvas. Ela será a primeira artista do país a lançar uma coleção de roupas "plus size" (tamanhos grandes) para uma rede de lojas --coisa que acontece há algum tempo fora do país. (Folha)

FIM DA GREVE DOS RODOVIÁRIOS

Fim da greve, ônibus na rua e de volta à rotina. Após quase quatro dias de greve dos rodoviários, foi possível já ver os coletivos nas principais ruas da capital durante este domingo (26).
Com a rotina de volta, a expectativa agora é que não haja aumento nas passagens, já que, na tarde de sábado (26), o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) avaliou em R$ 4 milhões o impacto do reajuste salarial e de benefícios concedidos pela Justiça do Trabalho como resultado do julgamento do dissídio coletivo dos trabalhadores rodoviários neste ano de 2012.
De acordo com o Setps, somados aos 8% de reajuste da campanha salarial de 2011, os atuais 7,5% concedidos pela Justiça representam quase 16% de reajuste salarial, em um ano, sem a contrapartida de realinhamento tarifário no mesmo período. Antes da decisão judicial, a mão de obra pesava 46% na composição de custos tarifários, tendo subido para 48%, segundo cálculos de técnicos do Setps.

GREVE DOS PROFESSORES JA DURA 47 DIAS

Salas vazias e sem acordo. A greve dos professores da rede estadual de ensino já dura 47 dias. Com isso, mais de 1,5 milhão de alunos já estão prejudicados.
Nesta terça-feira (29), a categoria volta a se reunir para discutir os rumos do movimento. No último dia 22, o governador Jaques Wagner esteve no Balanço Geral e comentou que se as aulas forem retomadas, haverá o pagamento dos dias não trabalhados. “A volta às aulas incluiria os dias não trabalhados e pagaremos a folha sem descontos no mês de maio. A decisão tem que ser rápida”.

sábado, 26 de maio de 2012



A descoberta do mecanismo de dominação do fungo Moniliophthora perniciosa – vassoura-de-bruxa – que ataca o cacaueiro e resiste a todos os agroquímicos já testados no campo foi anunciada por pesquisadores do Laboratório de Genômica e Expressão, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Depois d´O Globo, uma reportagem sobre o feito foi publicada hoje, 24, pelo jornal inglês Financial Times.
Os jornais dizem que nos últimos 12 anos cerca de 100 pesquisadores se debruçaram sobre as razões de o cacaueiro não conseguir combater o parasita. Também que a equipe recebeu esta semana o primeiro lote de moléculas modificadas para atuarem como medicamento.
O estudo da Unicamp foi publicado na última edição da revista New Phytologist e pode ser o pontapé inicial para o desenvolvimento de drogas que combateriam outros fungos tropicais, como aqueles que provocam a ferrugem da soja e do café.
Os cientistas usaram dois princípios ativos, a azoxistrobina e o ácido salicil-hidroxâmico, para inibir as estratégias da vassoura-de-bruxa. Em laboratório, eles conseguiram cessar completamente o crescimento do fungo. Os resultados precisam ainda ser testados ao ar livre, diz o jornal carioca.
COMBATE A TRAGÉDIA

O coordenador da pesquisa da Unicamp, Gonçalo Pereira, afirmou ao Globo que a descoberta combaterá uma tragédia econômica, social e ambiental. “O cacau é uma das únicas culturas agrícolas que atua em conjunto à floresta, sem necessidade de derrubá-la. Seu desenvolvimento ocorre sob remanescentes da Mata Atlântica”.
O esporo da vassoura-de-bruxa pode permanecer por muito tempo dentro da planta sem contaminá-la. Mudanças nutricionais, entre outros fatores ainda não muito conhecidos, podem “disparar” a doença. (Pimenta)

Político deverá ter contas aprovadas para se candidatar, decide TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, dia 1º, que políticos com prestação de contas de campanha de 2010 rejeitadas pela Justiça Eleitoral não poderão concorrer às eleições municipais deste ano. As contas de campanha anteriores a 2010 serão analisadas caso a caso. A votação foi apertada: 4 votos a 3.
A decisão faz parte do conjunto de regras para a disputa eleitoral deste ano, como prestação de contas, arrecadação e gastos de campanha. O prazo para a provação dessas regras termina no dia 5 de março.
O cadastro de contas reprovadas da Justiça Eleitoral tem atualmente 21 mil políticos. Para registrar uma candidatura, o político precisa regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Se ele apresentar as contas mas o julgamento demorar, ele pode concorrer normalmente e esperar pela decisão.
Alunos sem aulas, salas vazias e ano letivo prejudicado. Essa tem sido a realidade da educação em nosso Estado nos últimos meses. Nesta sexta-feira (25), a greve dos professores da Bahia completa 45 dias e continua sem solução. Para esclarecer os verdadeiros motivos da paralisação e fornecer ao povo baiano mais informações sobre o movimento, entrevistei Rui Oliveira, coordenador geral da APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia.
No vídeo (assista abaixo), Rui, sempre muito ponderado, não hesitou em falar dos problemas da educação, a exemplo da falta de docentes e das péssimas condições de trabalho, e em criticar a postura autoritária do governador da Bahia de não sentar para negociar o fim da greve. Ele, que é filiado ao PCdoB, partido da base aliada, apontou a inexistência de uma política púbica estadual para o setor como responsável pelo alto índice de analfabetos – 1,7 milhão – e a grande evasão escolar no Estado.

A entrevista é uma boa oportunidade para os internautas conhecerem melhor quais são as reivindicações dos professores e o que, segundo a categoria, é preciso para encerrar a greve. Ao ouvir um dos lados, contribuo para o debate e cumpro com a missão desse blog: discutir os assuntos importantes para a Bahia. Como democrata que sou, deixo o espaço aberto também para escutar a outra parte envolvida: o governador Jacques Wagner.

Mordomo do Papa foi preso por estar de posse de documentos sigilosos do Vaticano

CIDADE DO VATICANO, 25 Mai (Reuters) – O mordomo do papa Bento 16 foi preso nesta sexta-feira como parte de uma investigação sobre o vazamento de documentos confidenciais, alguns deles denunciando clientelismo e corrupção nos contratos do Vaticano, informou uma autoridade de alto escalão do Vaticano.
O escândalo, que ficou conhecido como “Vatileaks”, envolve o vazamento de uma série de documentos para a mídia italiana em janeiro e fevereiro, incluindo cartas pessoais enviadas ao papa.
Alguns documentos envolvem acusações de corrupção, má administração e clientelismo na concessão de contratos para trabalhos no Vaticano e desacordos internos no gerenciamento do Banco do Vaticano. Na quinta-feira, o presidente do banco, Ettore Gotti Tedeschi, foi demitido.
O porta-voz do Vaticano disse mais cedo nesta sexta-feira que uma pessoa de posse de documentos confidenciais havia sido presa, mas que eles não podiam divulgar o cargo nem a identidade dele até receberem permissão dos investigadores do Vaticano.
Uma fonte do Vaticano confirmou as notícias da mídia italiana de que a pessoa presa era o mordomo.
“É tudo muito triste”, disse outra fonte do Vaticano, comentando o mais recente em uma série de constrangimentos para o Vaticano.
O mordomo do papa trabalha nos apartamentos do Palácio Apostólico, servindo as mesas papais, entregando rosários aos dignitários em visita e sentando na cadeira da frente do papamóvel nas audiências papais.
Como um integrante do círculo íntimo de funcionários papais, ele fica a par das movimentações das salas mais reservadas e particulares do Vaticano.
A mídia italiana noticiou que os investigadores descobriram documentos no apartamento dele.
Espantado e entristecido com os vazamentos, o papa determinou várias investigações, incluindo uma chefiada pela polícia do Vaticano e outra por uma comissão de cardeais

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Justiça marca leilão do estádio do Vitória

Este assunto não vai agradar nem um pouco ao nosso amigo TRI ( Altair) Mas é fato e como tal, tem que ser reproduzido. Segundo o site iBahia, o torcedor do Vitória que, por acaso, pegou o Diário da Justiça do Estado da Bahia na última terça, dia 15, tomou um susto. No lote 03, do leilão da 4ª Vara da Fazenda Pública, previsto para esta sexta, às 9h, no Fórum Ruy Barbosa, o imóvel pertencente ao Esporte Clube Vitória, situado na rua Artêmio Castro Valente, 2816, no bairro de Canabrava, poderá ser arrematado pela quantia mínima de R$ 2.573.008,16.

"É o terreno do Barradão sim", confirmou o advogado do Leão, Manoel Machado, por telefone. "Mas não há nenhum risco de ser leiloado. Tomamos conhecimento do processo e é um equívoco, correu sem uma intimação do Vitória", explicou.

De acordo com Machado, a dívida com a prefeitura, executante no processo, existe a partir de uma discussão sobre se um dívida de IPTU do Vitória com o governo municipal é verdadeira ou não. O clube já entrou com uma petição para anular a execução do leilão. "Temos um acordo, mas vamos trabalhar na conversa e na Justiça. O torcedor não precisa se preocupar", garante o advogado rubro-negro.

FABIO MOTA LANÇA CANDIDATURA OPOSIÇÃO NO ESPORTE CLUBE VITÓRIA

O secretário de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo (Mtur), Fábio Mota, anunciou na noite desta terça-feira (dia 22), que será candidato à presidência do EC Vitória nas próximas eleições, que acontecem em 2013. Mota afirmou que não “aguenta mais sofrer”, fazendo uma alusão aos péssimos resultados que a equipe rubro-negra vem apresentando nos últimos anos. Uma soma de vários eventos, que podem ter culminado com a perda do último campeonato baiano para o Bahia, e o anúncio que o  segundo maior patrimônio do Clube, poderia ser leiloado para o pagamento de dividas fiscais com o município de Salvador. Integrante do Conselho do clube, Mota afirmou que esse é um momento de muito trabalho, e que a sua decisão é irrevogável.

PP SACRAMENTA CANDIDATURA DE LEÃO

As notícias não são nada boas para quem apostou na retirada do nome do ex-chefe da Casa Civil da Prefeitura, deputado João Leão (PP), do tabuleiro que se forma para disputar o Thomé de Souza em outubro próximo.
Depois de reunião esta semana que durou uma tarde inteira, a palavra de ordem no Partido Progressista (PP) baiano é Leão candidato. E quem assim confirmou foi o prefeito João Henrique, que preside o partido em Salvador. Resta apenas os progressistas marcarem a data do anúncio ‘oficial’ do nome de Leão no páreo.
Entusiasmado, depois de mais uma injeção de ânimo do chefe do Executivo soteropolitano, João Leão disse à Tribuna que não haverá lançamento de pré-candidatura.
“Não vai ter pré-candidatura nenhuma. João Henrique e o presidente do PP na Bahia, nosso deputado Mário Negromonte, decidiram que vamos lançar logo nossa candidatura definitiva no dia da nossa convenção no próximo mês”, afirmou o postulante progressista. João Leão, que é o vice-presidente do PP baiano, quer fazer a convenção no dia 11 de junho, data cujo número é o mesmo que representa o partido nas urnas. “Tem que ser dia 11 porque o 11 é do PP”.
Apesar do discurso para lá de animado do correligionário, Mário Negromonte disse à reportagem que não é certeza a realização da convenção no dia proposto por Leão.
“Dia 11 fica muito em cima. Mas ainda não sabemos. Estamos conversando e logo vamos anunciar a data do nosso evento”.
No encontro que aconteceu no escritório político do pré-candidato, no Edifício Thomé de Souza, na Avenida ACM, João Henrique garantiu que ele será a pessoa que vai levantar os braços de Leão em seu palanque.
E, no que depender de Leão, seu palanque será badalado, pois, além do prefeito, ele espera contar com a presença do governador Jaques Wagner (PT). O pré-candidato progressista afirma que o governador Jaques Wagner (PT) lhe prometeu estar presente à convenção do PP.
Voltando à decisão do prefeito João Henrique sobre a candidatura de Leão, progressistas de prestígio confidenciaram a este diário que ele está mesmo empenhado em ser o padrinho de seu correligionário na corrida pela sua sucessão.
As informações dão conta de que os preparativos da campanha do deputado estão a todo vapor, inclusive com uma grande agência de comunicação soteropolitana.
“João Henrique disse no encontro que vai cuidar de perto da campanha de Leão. Tudo vai passar por ele”, disse a fonte.
Sobre o lançamento da “candidatura definitiva”, como disse o próprio João Leão”, o prazo para realização das convenções partidárias está previsto no calendário eleitoral entre os dias 10 e 30 de junho.

SECRETARIO NEGA PRESSÃO DO SETPS, NÃO ESTIMA AUMENTO DA TARIFA E AVISA: EDITAL DE LICITAÇÃO JÁ ESTA PRONTO.

 
Secretário nega pressão do Setps, não estima aumento de tarifa e avisa: ‘edital de licitação está pronto’O secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, José Mattos, negou, em entrevista ao Bahia Notícias, que o Sindicato das Empresas de Transportes Geral (Setps) esteja a pressionar a prefeitura para que a atual tarifa dos ônibus de Salvador (R$ 2,50) seja elevada. De acordo com o titular da Setin, não há qualquer vinculação entre a greve dos rodoviários, que entra nesta quinta-feira (24) em seu segundo dia, e um possível aumento do valor das passagens. “Não houve pressão do Setps por tarifa. Eles fizeram uma reivindicação em dezembro, mas não era cabível naquele momento, até porque, estamos focados na licitação. Não tenho nenhum pleito nem estudo para esse momento. Se houver o aumento [salarial] no dissídio e se houver outro pleito, vamos ter que verificar um novo estudo para analisar”, ponderou. Em relação ao prometido processo licitatório das linhas que percorrem a cidade, Mattos assegura que a pasta finaliza o levantamento de valores com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) para negociar com os empresários do setor. Eles cobram judicialmente uma dívida de aproximadamente R$ 600 milhões. “Na hora que tivermos o valor definido, vamos chamar o Setps para fazer um acordo na Justiça para que possamos liberar o edital. O edital já está pronto e já fizemos audiência pública. Em seguida, faremos a consulta pública”, enumerou. Segundo ele, ainda não há previsão do preço médio das ofertas. “Vamos ter que aguardar as propostas. Espero que nos próximos 10 ou 15 dias esteja tudo resolvido para lançarmos o edital”, estimou. Conforme o secretário, qualquer empresa do Brasil ou de fora do país que atender às exigências do edital estará habilitada a concorrer

Falso médico é preso no interior da Bahia

Lincoln Rodrigues Júnior, de 37 anos, que se fazia passar por médico, foi preso em flagrante por exercício ilegal da Medicina nesta quarta-feira (23) por policiais da Delegacia Territorial (DT) de São Félix do Coribe.

Dois investigadores se passaram por pacientes e, após serem examinados por Lincoln, em uma ótica da cidade, o encaminharam à delegacia. Numa maleta apreendida com o golpista, natural de Goiás, havia equipamentos utilizados em exames oftalmológicos.

Ao ser preso, de acordo com a polícia, ele apresentou apenas uma carteira de estudante da Universidade do Contestado de Santa Catarina, onde diz cursar Optometria. A operação policial teve o apoio da Polícia Militar, da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e da DIRES que, juntas vêm coibindo o exercício ilegal da medicina, na região.

De acordo com o delegado titular, José Ribeiro Lopes, técnicos de nível médio, provenientes de Goiás e do norte de Minas Gerais, costumam realizar exames oftalmológicos em Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. Lincoln declarou ter realizado gratuitamente outros atendimentos na mesma ótica. Disse ainda que prescrevia receitas e facilitava a compra de óculos para os pacientes. Ele está à disposição da Justiça Criminal.

Secretários de Agricultura fazem manifesto contra veto do Código Florestal

O presidente do Conselho Nacional de Secretários da Agricultura (Conseagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles (PP), titular da pasta na Bahia, encaminhou manifesto à presidente Dilma Rousseff, na última segunda-feira (21), solicitando-lhe que não vete o Código Florestal.

No documento, aprovado pelos secretários, Salles pondera que se há pontos polêmicos, como a questão da anistia das multas e da recuperação das APPs, que eles fiquem para debates posteriores.

O presidente do Conseagri considera que “vetar o Código Florestal, fruto de árduo e exaustivo trabalho de toda a sociedade civil brasileira ao longo desses últimos anos, aprovado no último mês, seria um grande retrocesso”.

A sociedade civil tem organizado diversos movimentos contrários à sanção do texto. Movimentos sociais estão mobilizados para pedir o veto da presidente. Nas redes sociais se multiplicam as manifestações contrárias à aprovação.

Rebelião no presídio feminino, na Mata Escura

As detentas do Conjunto Penal Feminino, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, iniciaram uma rebelião por volta das 12h desta quarta-feira (23). Elas mantiveram como reféns o agente penitenciário Fernando Passos e outras duas pessoas por cerca de cinco horas. Nos lençóis e nas paredes do presídio eles pedem a atuação dos Direitos Humanos.

De acordo com informações da reportagem do Se Liga Bocão, mantiveram como reféns o agente penitenciário Fernando Passos e outras duas pessoas por cerca de cinco horas. No ambiente que aconteceu a rebelião, no pátio do presídio, havia parentes, agentes penitenciários e crianças de poucos meses de vida, pois era dia de visita.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a rebelião terminou por volta das 16h, quando houve uma negociação feita pelo superintendente de Gestão Prisional da Secretaria, tenente-coronel Paulo César Reis.

Mulher é presa acusada de tentar entrar em presídio com drogas na vagina

A acusada, que estava indo visitar o detento Alexandro de Jesus Santos, foi flagrada durante a revista íntima.
Uma mulher foi presa na manhã desta quarta-feira (23) acusada de tentar entrar com drogas no Setor de Carceragem do presídio Rui Penalva localizado na cidade de Esplanada, a 160 km de Salvador. 

Segundo informações do site Esplanada News, Erdilândia dos Santos Souza estava com uma quantidade de maconha dentro de uma camisinha introduzida na vagina. 

A acusada, que estava indo visitar o detento Alexandro de Jesus Santos, foi flagrada durante a revista íntima. Ela prestou depoimento e deverá responder na Justiça. (Correio).
 

De virada, Coritiba vence e elimina o Vitória da Copa do Brasil


Só resta o Campeonato Brasileiro da Série B. Depois da perda do título estadual para o maior rival, Bahia, o Vitória depositava todas as fichas do primeiro semestre na Copa do Brasil. No entanto, a competição nacional terminou para o rubro-negro baiano na noite desta quarta-feira (23), no Couto Pereira. De virada, o Leão foi derrotado pelo Coritiba, por 4 a 1, e está eliminado. Os comandados de Paulo César Carpergiani voltam a campo apenas na próxima terça-feira (29), contra o Criciúma, em jogo válido pela segunda rodada da Série B.

COPA DO BRASIL
Coritiba 4x1 Vitória
Coritiba: Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Sergio Manoel; Júnior Urso, Renan Oliveira (Lincoln) e Everton Ribeiro (Vinicius); Roberto (Anderson Aquino) e Everton Costa. Técnico: Marcelo Oliveira.

Vitória: Gustavo; Gabriel Paulista, Victor Ramos, Rodrigo e Léo (Dinei); Uelliton, Rodrio Mancha, Pedro Ken (Rildo) e Tartá; Marquinhos e Neto Baiano. Técnico: Paulo César Carpegiani. (Fonte/Foto:Bahia Notícias)

Boca elimina um time brasileiro pela 13ª vez e 'Olé' volta às ironias Site do diário argentino lista times desclassificados pela equipe xeneize em competições sul-americanas e afirma que Flu era uma espinha entalada


A 13ª vez que o Boca Juniors eliminou um time brasileiro em competições sul-americanas foi festejada com a habitual ironia pelo site do diário argentino "Olé", nesta quarta-feira. Sob o título "O mais padre' (em "portunhol" algo como "o mais pai"), o site voltou a usar na abertura de uma matéria após o jogo contra o Fluminense, no Engenhão, a expressão "Me Río de Janeiro", que utilizara quando a equipe xeneize derrotou o Tricolor no mesmo Engenhão, por 2 a 0, na primeira fase da competição deste ano (assista no vídeo ao lado os melhores momentos do jogo desta quarta).

O site afirma que o Flu era uma espinha entalada na garganta do Boca, desde 2008, quando a equipe brasileira eliminou o time argentino na semifinal da Libertadores.

"De Pelé a Neymar, o Brasil sempre foi um gigante no mundo do futebol. Mas parece que a fama do jogo bonito não chega ao Boca. O Xeneize deixou para trás o Fluminense e passou às semifinais da Libertadores com um 1 a 1 agônico. E assim, somou outro brasileiro a sua longa lista de vítimas", publicou o "Olé".

A lista, incluindo Libertadores e outras competições sul-americanas, é a seguinte: Cruzeiro (1977, 92 e 2008), Atlético-MG (1993), Corinthians (1991), Flamengo (1991), São Paulo (1993 e 2006), Palmeiras (2000 e 2001), Vasco (2001), Paysandu (2003), Santos (2003), São Caetano (2004), Inter (2004 e 2005), Grêmio (2007) e Fluminense (2012).

O adversário do Boca Juniors na semifinal depende do Vélez Sarsfield, que enfrenta o Santos. Se o rival argentino também se classificar, eles se enfrentarão na luta rumo à final. Caso o time brasileiro avance, o Boca pegará o vencedor do confronto entre Libertad-PAR e Universidad de Chile. (Globo Esporte).

COM TITE 'LOUCO' E GOL DE PAULINHO, TIMÃO VENCE O VASCO E ESTÁ NA SEMI

Em jogo tenso, dramático, disputado da forma mais digna por todos que estiveram em campo, um gol aos 42 minutos do segundo tempo deixou o Pacaembu em êxtase. Tite, que havia sido expulso, não deixou de comandar a equipe. Juntou-se à Fiel, chamou Liedson e Willian até o alambrado para dar instruções e deu recados que passavam por três bocas até chegar aos seus jogadores. Classificação inesquecível, assim como a eliminação do Vasco, que viu Diego Souza partir sozinho do meio de campo em direção ao gol, mas parar em sua incompetência e no tamanho de Cássio, que se agigantou à sua frente.

O Corinthians só saberá o adversário da semifinal após os resultados desta quinta-feira. Se o Santos reverter a vantagem do Vélez (ARG), que venceu por 1 a 0 em Buenos Aires, haverá um clássico paulista. Mas se os argentinos saírem da Vila Belmiro classificados, vão cruzar com o Boca Juniors, pois o regulamento força encontros de equipes do mesmo país até a semi. Nesse caso, o Timão enfrentará o vencedor do confronto entre Universidad (CHI), que joga em casa e pode até empatar sem gols, e Libertad (PAR). (Globo Esporte).

Justiça confirma que goleiro Bruno já tem direito à liberdade condicional

A Vara de Execução Criminal de Contagem confirmou na tarde desta quarta-feira que o goleiro Bruno já tem direito à liberdade condicional desde o dia 6 de janeiro pela condenação de cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal da modelo Eliza Samudio, em outubro de 2009. Condenado a quatro anos e seis meses, Bruno foi preso em julho de 2010 e já está na cadeia há um ano e 10 meses, tempo suficiente para pedir a progressão da pena. Mas a decisão da sua soltura só poderá ser tomada após o Ministério Publico devolver o processo do jogador, o que deve acontecer até amanhã. Com o processo em mãos, o juiz Afonso José de Andrade que substitui o titular Wagner Oliveira Cavalieri, vai decidir o futuro do jogador. Como o goleiro tem bom comportamento na penitenciária Nelson Hungria e não cometeu nenhuma falta grave, dificilmente ele não terá direito a liberdade condicional. “O juiz vai decretar. Ele já tinha direito desde janeiro”, garantiu o advogado do goleiro, Francisco Simim, na manhã desta quarta. 

Se ganhar a liberdade condicional, pelo crime de cárcere privado, o goleiro poderá conquistar a liberdade se conseguir o habeas corpus em Brasília. Anteriormente ele precisaria ser transferido para o Rio para cumprir o restante da sentença por cárcere privado. Em 2009, a ex-amante do atleta registrou queixa na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, acusando-o de sequestro, agressão e ameaça. Elisa Samudio dizia que o goleiro queria obrigá-la a abortar um filho que seria dele. Bruno nega as acusações. Nesta quinta, o outro defensor do goleiro, o advogado Rui Pimenta, vai ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, verificar como está o andamento do habeas corpus do jogador acusado de homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio. “Ele vai verificar se o processo está em pauta. Se estiver poderá até ser julgado amanhã. Estamos otimistas, a liberdade do Bruno está cada vez mais próxima”, disse Simim. (ODia)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Após ser retido em aeroporto da Espanha, Menelaw Sete retorna a Salvador


Ele não era penetra, mas, mesmo convidado, deu com a porta fechada na cara. Depois de ficar retido no aeroporto de Madri, na Espanha, o artista Menelaw Sete, 47 anos, desembarcou na noite de ontem em Salvador. Ele foi recebido pela mulher, a professora Jacilene Ramos, 37 anos. Na quinta, o baiano embarcou rumo à Itália para participar de uma exposição. Na terça-feira, Menelaw iria para Brissago, na Suíça, pintar um painel no Centro Dannemann. O baiano foi barrado em Madri, onde faria conexão. Ansiosa pela volta do marido, Jacilene, a Jaci, falou com Menelaw por telefone. “Ele estava tranquilo, apesar de ter ficado constrangido com a situação. Menelaw cuida muito da espiritualidade. O que ele me disse foi que a vida continua e que a arte não pode parar”. Menelaw foi retido porque a carta de convite - documento de um cidadão europeu que justifique a presença do viajante no país – não foi aceita pela imigração espanhola. Segundo Jaci, Menelaw já faz viagens internacionais há 15 anos e nunca passou por nenhum problema. (correio*)

Chuvas provocam transtornos para população em Salvador

 As chuvas que caem em Salvador vem causando transtornos para a população em diversos pontos da cidade neste domingo (20). Diversas regiões apresentam ruas alagadas e prejuízo para o trânsito, com motoristas muitas vezes fugindo de poças invadindo canteiros, como na avenida Sete Portas, na Baixa de Quintas, Dois Leões, Dique do Tororó e Rio Vermelho.
A avenida Paralela também apresenta diversos pontos de alagamento, assim como a região da Calçada e grande parte da Cidade Baixa. As avenidas ACM, Juracy Mahagalhães, Bonocô, Garibaldi e Heitor Dias também registram alagamentos.
Grandes poças de água de chuva se formaram na avenida Paralela
Parte de uma encosta que fica sob um viaduto que liga a avenida Bonocô, sentido Centro, com a BR-324 desmoronou no início desta noite (20). A lama da encosta invadiu uma das vias da avenida Bonocô, dificultando o tráfego de veículos e causando um grande congestionamento na região.

O nível do rio que cruza o Vale do Canela também subiu com as chuvas, e invade a pista na região.


Região da Calçada sofre com diversos pontos de alagamento
O gramado do Estádio de Pituaçu, que recebe hoje a estreia do Bahia no Campeonato Brasileiro contra o Santos, também sofreu com as chuvas. Várias poças d'água foram criadas, mas o sistema de drenagem funcionou e melhorou o estado do campo.

O tráfego de veículos na cidade também está prejudicado. Várias sinaleiras estão sem funcionar há algumas horas em diversas partes da cidade. Entre elas, algumas na Avenida Manoel Dias; na Avenida Otávio Mangabeira (Orla), na Pituba e no Rio Vermelho; em Ondina, no cruzamento da Orla com a Avenida Ademar de Barros; entre outros pontos.

Vereadores são presos e prefeito é acusado de corrupção em Alagoas

Sete vereadores da cidade de Rio Largo, a 25 quilômetros de Maceió, e quatro empresários - um deles diretor da Usina Utinga Leão, que fica na cidade - foram presos na noite desta sexta-feira acusados de corrupção, por autorizarem a venda de um terreno, avaliado em R$ 21 milhões, por R$ 700 mil, pertencente ao município. Três vereadores são considerados foragidos. O Ministério Público de Alagoas pediu a prisão do prefeito da cidade, Toninho Lins, mas o Tribunal de Justiça ainda não decidiu sobre o assunto.
Conforme investigações do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) - que começaram após denúncia da TV Pajuçara, afiliada da Rede Record no estado - o prefeito encaminhou à Câmara dos Vereadores da cidade projeto de lei para adquirir uma área de 252 hectares, da Usina Utinga Leão, em processo de falência, para a construção de casas populares. O valor da desapropriação da área seria de R$ 700 mil - a serem pagos à usina.
A Câmara autorizou a operação, mas, as casas não foram construídas. Assim, o prefeito encaminhou novo projeto à Câmara, desta vez pedindo autorização para vender o terreno a uma empresa comercial, pelos mesmos R$ 700 mil. Só que uma avaliação feita na área, a pedido do MP, contatou que o terreno valia R$ 21 milhões.
Isso significa que o metro quadrado do terreno custou R$ 0,27 centavos. A área foi dividida em nove mil lotes, cada um custando não menos que R$ 20 mil. Casas e empresas são erguidas no local.
Na ação penal movida pelo chefe do MP, Eduardo Tavares Mendes, o prefeito Toninho Lins é citado como chefe de uma organização criminosa. Lins era aliado do senador Fernando Collor (PTB) nas eleições de 2010.
Na tarde desta sexta-feira, a revendedora de veículos Blumare, cujo um dos sócios é Marcelo José Martins, o Marcelo Cabeção, indiciado pela Polícia Federal em 2007 por ser o "agiota" da Assembleia Legislativa e um dos principais financiadores de campanhas eleitorais no Estado, foi alvo de busca e apreensão. Computadores, pen drivers e documentos foram recolhidos, além de uma arma sem registro.
Para o MP, há relação entre a empresa e a venda do terreno.
"Não há dúvidas que há uma organização criminosa em Rio Largo, comandada pelo prefeito, vereadores e empresários", disse o chefe do MP, Eduardo Tavares.
Em Alagoas, para receber a mais alta medalha de honra ao mérito do Judiciário local, a comenda Desembargador Moura Castro, a ministra-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, parabenizou a operação.
"A operação (de Rio Largo), como qualquer outra acompanhada pelo Judiciário, é um marco para a cidadania, uma vez que começa a ser combatida pela própria sociedade, que vem acompanhando os casos e cobrando da Justiça as devidas respostas", disse.