Painel Eletrônico

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Conselho Municipal do CMACS – FUNDEB aprovada por unanimidade


O Conselho Municipal do CMACS – FUNDEB fazendo valer o seu papel social esteve reunido com seus membros, representante dos Professores, do Poder Executivo, Pais de alunos, estudantes e Conselho Tutelar nos últimos dias, onde foram analisadas de forma criteriosa e aprovada por unanimidade a prestação de contas do Transporte Escolar e FUNDEB do exercício 2011.
Secretaria de educação e prefeitura Nova Ibiá andando no caminha da transparência rumo ao progresso

Professores não retomam e greve chega hoje ao 17º dia

Sem um acorde, 1,5 milhão de alunos continuam sem aulas, no 17º dia da greve dos professores da rede pública baiana. Segundo Marcelo Araújo, diretor da MLB-Sindicato, caso o ponto dos educadores seja cortado, eles não vão repor os dias paralisados. “Ficaremos desabrigados”, disse. Os professores cobram o cumprimento do acordo de 2011 – reajuste equivalente ao piso nacional, até 2010, baseado no Índice de Preço ao Consumidor (IPCA), pouco acima da mas que, no final de 2011, ganhou referência pelo índice per capita por aluno do Fundeb, de um ano para o outro, atualmente fixado em 22,22%.

O Estado alega não ter como bancar um ônus de cerca de 500 milhões ao erário, segundo o secretário da Comunicação, Robinson Almeida. “O sindicato tinha ciência de que as regras acordadas, que serviram de base para a lei, tinham como Índices o IPCA e a reiterou. “Com a mudança do piso nacional para o nível atual, o Estado ultrapassaria o limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal”, argumentou o secretário, lembrando que o recém-aprovado Projeto de Lei 193179/12 contemplou com mais 4,5% cerca de 9 mil docentes não licenciados, além dos 5.210”. Segundo ele, “o Estado quer dialogar, desde que eles voltem aulas”. (Atarde)

FRASE DO DIA

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso.

Filho de Leonardo é transferido em UTI aérea a hospital de SP

O cantor Pedro Leonardo Dantas, 24 anos, filho do sertanejo Leonardo, foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no início da tarde desta quinta-feira (26). O cantor saiu do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), onde estava internado desde a última sexta-feira (20), por volta das 12h30min (de Brasília) em uma ambulância e seguiu para o aeroporto Santa Genoveva, onde uma UTI aérea estava esperando para levá-lo até a capital paulista.
Todo o quarteirão do Instituto Ortopédico de Goiânia foi isolado e agentes de trânsito controlavam o tráfego na região. Segundo o médico e diretor da UTI do IOG, Wandervan Azevedo, o trajeto do jovem até São Paulo deve durar cerca de duas horas.
"O trajeto do hospital até o aeroporto, onde está a UTI aérea, deve durar cerca de 15 minutos e contará com ajuda de batedores da polícia. Do aeroporto de Goiânia até São Paulo, o percurso deve ser de cerca de uma hora, e de lá até o Sírio Libanês, Pedro seguirá de helicóptero por cerca de meia hora. Além disso, quatro médicos irão acompanhá-lo dentro do avião”, explicou.
Duas ambulâncias acompanharam o trajeto. A medida de segurança foi adotata para caso a ambulância que Pedro estava sendo transportado sofresse algum tipo de problema técnico. 

Orelhões da Embratel terão ligações de longa distância gratuitas a partir de segunda (30)

A partir da próxima segunda-feira (30), todas as ligações de longa distância dos mais de 1.500 orelhões da Embratel, originadas com o código 21, vão ser gratuitas até o fim do ano. A medida, que pode alegrar os usuários, é uma punição da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a empresa por seu "desempenho insatisfatório" na execução do plano de revitalização da telefonia de uso público. Mais de 400 orelhões da empresa estão fora de funcionamento.

A Embratel tem a obrigação de deixar ao menos um orelhão funcionando nas localidades que possuem entre 100 e 300 habitantes e estão a mais de 30 quilômetros de qualquer telefone fixo. É nessas cidades pequenas e afastadas, portanto, que a medida valerá. De acordo com a agência, mais de 900 orelhões da empresa estão na região Norte, e cerca de 350 no Nordeste.

Itabuna: Seis vereadores são afastados por envolvimento em irregularidades

Seis vereadores de Itabuna foram afastados por suposto envolvimento com a Máfia do Consignado na Câmara Municipal. A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (26) pela juíza substituta da 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Rosineide Almeida, que aceitou o pedido da promotoria pública. Os vereadores Clóvis Loiola (PSDC), Raimundo Pólvora (DEM), Ricardo Bacelar (PSC), Roberto de Souza (PR), Solon Pinheiro (DEM) e Wenceslau Júnior (PCdoB) ficarão fora de suas atividades por um prazo de 180 dias para que não atrapalhem as investigações. O promotor público Inocêncio de Carvalho afirma que existem provas de envolvimento de vereadores com ex-assessores da Câmara. Com o afastamento dos políticos, tomam posse os suplentes Neide de Carlito (PMN), Júnior Brandão (PT), Piçarra (PSDB) e Rosivaldo Pinheiro (PCdoB). A decisão mantém Glebão (PV) e Nadson Monteiro (PPS), suplentes que assumiram em janeiro com o afastamento dos vereadores Clóvis Loiola e Ricardo Bacelar em outro processo. (BN)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Antidepressivos fazem mal à saúde e podem causar morte precoce

Antidepressivos são vilões da saúde. De acordo com um estudo da McMaster University, os benefícios destes medicamentos não compensam seus possíveis riscos, que incluem até mesmo a morte prematura em pacientes idosos. As informações são do jornal Daily Mail. Os antidepressivos servem para aliviar os sintomas de depressão e, para isso, eles elevam os níveis de serotonina no cérebro, o que melhora o humor e a disposição. No entanto, boa parte de serotonina que o corpo produz é usada para outros fins, incluindo a digestão, formação de coágulos de sangue em locais com feridas, reprodução e desenvolvimento.

Segundo pesquisa publicada no jornal Frontiers in Psychology, estes, medicamentos tiveram efeitos negativos sobre a saúde de todos os processos normalmente regulados pela serotonina. Isto incluiu um maior risco de problemas de desenvolvimento em crianças, problemas com a função sexual, problemas digestivos, sangramento anormal e acidente vascular cerebral em idosos. "Precisamos ser muito mais cautelosa sobre o uso disseminado dessas drogas. É importante porque milhões de pessoas são prescritos antidepressivos a cada ano, pensando que essas drogas são seguras e eficazes", alertou o líder do estudo e biólogo Paul Andrews.

"A possibilidade de cassação é zero, isso é uma grande palhaçada", afirmou o deputado Rogério Andrade, pré-candidato a prefeitura de Santo Antonio de Jesus

Há um processo em curso na Assembleia Legislativa de cassação do mandato do deputado Rogério Andrade, impetrado pelo seu ex-partido, o DEM. Alegam excesso de faltas nas sessões ordinárias por parte do parlamentar. Na visão de analistas políticos, a iniciativa demonstra claro revanchismo da legenda pelo fato de Rogério Andrade ter abandonado o barco, a exemplo de muitos outros políticos que perceberam o afastamento do povo e resolveram seguir junto.
No programa Andaía Urgente desta quinta-feira (19), após Lélis Fernandes ter comentado sobre o assunto, o deputado entrou em contato a fim de esclarecer as informações dadas. Na ocasião, ele mencionou que queria tranquilizar os seus eleitores negando todas as informações que direcionam o conteúdo para esse assunto.
“Algumas pessoas não se conformam com o nosso trabalho e acham que o único jeito é tirar das urnas mais de sessenta mil votos, que nós obtivemos nas eleições”, ressaltou o deputado Rogério Andrade.
Ele também informou que o que apareceu ontem, quinta-feira (18), nos noticiários, foi um parecer do deputado J. Carlos (PT) pedindo arquivamento do suplente de Rogério Andrade. “Deveriam se preocupar com as minhas faltas na Assembleia, que foram todas justificadas, abonadas pelo presidente e publicadas em Diário Oficial”, destacou.
O deputado Rogério Andrade externou a sua indignação e reafirmou, mais uma vez, que todas as notícias não passam de “balela”. “Meu processo já passou pela comissão, vai ser arquivado por unanimidade, inclusive o relator da comissão é o deputado Paulo Rangel (PT) e na próxima quarta esse processo será também arquivado por unanimidade, pela mesa”, concluiu o deputado Rogério Andrade.

Morre, aos 66 anos, o sambista "bem-humorado" Dicró

Morreu, aos 66 anos, no final da noite de ontem, 25, em Magé, na Região Metropolitana do Rio, o sambista Carlos Roberto de Oliveira, o Dicró, que ganhou notoriedade com letras bem-humoradas e de duplo sentido.
Lutando contra os efeitos da diabetes, o cantor e compositor passou mal em casa, no bairro de Mauá, por volta das 22h, após retornar do hospital onde havia realizado uma sessão de hemodiálise. Segundo parentes, Dicró, antes de sofrer o enfarte, reclamou de dores na cabeça. Mesmo encaminhado para o Hospital Central de Magé, o sambista não resistiu e morreu. O enterro de Carlos Roberto de Oliveira está marcado para as 17h de hoje no Cemitério Jardim da Saudade, na zona oeste do Rio. O velório deve iniciar nesta manhã no mesmo local.
Vascaíno, Dicró nasceu na cidade de Mesquita, também na Região Metropolitana do Rio, em 14 de fevereiro de 1946, e se especializou em sambas satíricos, cujas letras davam ênfase ao dia a dia do subúrbio e da Baixada Fluminense. O apelido "Dicró" veio da assinatura que ele utilizava com as suas iniciais "De C.R.O." quando fazia parte dos compositores de um bloco de Nilópolis. Entre alguns dos sambas bem-humorados de sua autoria estão "A Vaca da Minha Sogra", "Botei Minha Nega no Seguro", "Funeral do Ricardão", "Olha a Rima" e "Chatuba".

Surto de Gripe equina no nordeste preocupa produtores rurais em PE e PB

Um surto da gripe equina está rondando Pernambuco e a Paraíba. Segundo informações não oficiais, por causa das vaquejadas, o agente está sendo disseminado nas tropas nesses Estados, crescendo a cada dia o número de animais com sintomas da doença.

Amanda Cavalcanti, Médica Veterinária e coordenadora de território da MSD Saúde Animal, lembra que a vacinação é fundamental para prevenir o aparecimento da doença, evitando assim os surtos. "As vacinas oferecem proteção após um mês de sua aplicação e devem ser repetidas anualmente", lembra.

"O isolamento dos animais afetados é muito importante, pois a doença é extremamente contagiosa, espalhando-se rapidamente dentro de um grupo de animais", ressalta. Quando há complicações, como é o caso das infecções bacterianas secundárias, medicamentos à base de sulfanilamida e antibióticos de largo espectro de ação são indicados. O uso de expectorantes e fluidificantes auxiliam no tratamento.

A gripe cavalar é causada por vírus e transmitida por contato direto entre os animais e assemelha-se à gripe humana. Os sintomas são: febre, calafrio, respiração acelerada, perda de apetite, lacrimejamento, corrimento nasal e ocular, tosse e inflamação da garganta.

Conhecida como influenza, tosse cavalar ou tosse equina é uma doença infecciosa do sistema respiratório dos equinos, podendo acometer também os asininos e muares, sendo extremamente contagiosa e comumente ocorre em surtos. Essa enfermidade acomete, normalmente, cavalos de desporto com menos de 5 anos de idade.

A gripe é transmitida por meio de aerossóis (pequenas gotículas que são expelidas quando o animal tosse e saliva) e o contágio pode ocorrer através da água, alimentos e objetos contaminados com secreções nasais, urina e fezes de animais doentes.

Segundo a médica veterinária, o tratamento indicado é repouso absoluto do animal, protegido do vento, boa cama e alimentação. "Quanto mais rápido iniciar o tratamento do animal infectado, mais rápida será sua recuperação, sendo importante que todos os animais recebam acompanhamento periódico, com a supervisão de um Médico Veterinário", lembra Amanda

Bahia segura empate sem gols no Canindé e decide vaga no Pituaçu

Em um confronto marcado pelo equilíbrio, o Bahia não teve muitas dificuldades para segurar a Portuguesa nesta noite de quarta-feira (25), no empate sem gols, no Canindé, pela Copa do Brasil. Com este resultado, o time de Falcão precisa de apenas um triunfo simples no dia 10/05, em Pituaçu. Antes disso, o tricolor vai encarar o Vitória da Conquista, domingo, também dentro de casa, pelo Baianão.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa 0 x 0 Bahia
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo.
Data: 25/04/2012
Portuguesa: Weverton; Luís Ricardo, Renato, Rogério e Raí (Rodriguinho); Wilson Mathias, Henrique, Guilherme e Léo Silva; Ananias e Ricardo Jesus (Boquita). Técnico: Geninho. 
 
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Gerley; Fahel (Diones), Hélder, Gabriel e Zé Roberto (Magno); Lulinha e Júnior (Ciro). Técnico: Paulo Roberto Falcão. (BN)

A cinco dias do fim do prazo, 9 milhões de contribuintes não declararam o Imposto de Renda

A cinco dias do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011, 9 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Fisco. De acordo com último balanço divulgado pela Receita Federal, 16 milhões de declarações foram recebidas até às 16h desta quarta-feira (25). O número representa 64% das 25 milhões de declarações estimadas para este ano.

A entrega do IRPF 2012 começou em 1º de março e termina em 30 de abril. O contribuinte que não entregar a declaração no prazo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. O programa gerador do documento está disponível na página da Receita Federal na internet. No mesmo endereço, o contribuinte pode baixar o programa Receitanet, necessário para transmitir a declaração ao Fisco. Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011, o que corresponde a R$ 1.807,63 por mês, incluindo o décimo terceiro salário. Também deve declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tiver sido superior a R$ 40 mil.

Deve ainda preencher a declaração quem obteve, em qualquer mês do ano passado, ganho de capital em alienações de bens ou direitos, quem realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou quem obteve receita bruta com a atividade rural superior a R$ 117.495,75. As informações são da Agência Brasil.

Salvador: Bandidos fazem filha de gerente de banco refém e roubam dinheiro de agência

A filha do gerente de uma agência bancária foi feita refém na manhã desta quarta-feira (25) e foi liberada depois que a quadrilha conseguiu roubar o dinheiro do cofre do banco. Segundo informações da 13ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar- Pituba), o homem foi rendido quando saía de casa, no Cabula, para deixar a filha na escola. O grupo fez a menina de 14 anos refém e obrigou o gerente a voltar para casa, trocar de roupa e seguir para a agência do banco Itaú, na avenida Manoel Dias. No banco, o homem foi escoltado por um dos bandidos em uma moto, abriu o cofre e entregou o dinheiro ao assaltante. Depois de ter entregue o dinheiro do cofre, a filha do gerente foi libertada e o caso foi registrado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). Apesar do roubo, a agência funcionou normalmente nesta quarta. (Correio)

Anderson Silva admite que pensou em matar técnico após discussão

O lutador brasileiro Anderson Silva confirmou em lançamento oficial de sua biografia que há algum tempo, em um momento ruim psicAnderson Silva admite que pensou em matar técnico após discussão ologicamente, teve a intenção de matar o treinador Rafael Cordeiro, que tem uma academia em Las Vegas. O livro conta que certa vez o campeão, em um momento de dificuldades financeiras,  estava se reerguendo dando aulas de jiu-jitsu, e Cordeiro, treinador da equipe Chute Boxe, de Curitiba, não queria que ele continuasse. Em uma discussão acalorada, Anderson chegou a tomar um tapa do técnico.

Depois disso, com outros dois rapazes, foi até um local em que estava Cordeiro e chegou a pegar uma arma na mão à espera de seu então inimigo. Mas se controlou e desistiu. Criticado pelos dois acompanhantes, foi ironizado e pediu que eles desistissem da ação. Hoje, Anderson e Rafael Cordeiro continuam como grandes amigos, e o campeão mundial dos médios do UFC até treina com o mestre algumas vezes em Las Vegas. O fato publicado na biografia gerou repercussão na última semana. Anderson disse que nem contou para o hoje amigo sobre sua antiga intenção em um momento de raiva. (Uol)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Secretaria de Saúde promove recolhimento de bateria de celular em Nova Ibiá

A Secretaria de Saúde através da vigilância sanitária e ambiental, em parceria com a GUI celular, pensando na preservação do nosso planeta e no bem estar dos cidadães de Nova Ibiá, promove o recolhimento de baterias de celulares em desuso evitando assim contaminaçôes por metais e radiações prejudiciais ao ser humano

Secretaria de Saúde e Prefeitura de Nova Ibiá promovendo o bem estar na comunidade 


Secretaria Municipal de Saúde de Nova Ibiá abrilhanta Feira de cidadania promovida pelo Colégio Ismênia.


Secretaria Municipal de Saúde abrilhanta Feira de cidadania promovida pelo colégio Ismênia.
Durante os dias 16 a 20 de abril a Secretaria de Saúde esteve presente na Feira da Cidadania promovendo várias ações a exemplo de: vacinação; caminhada ecológica com trilha ambiental juntamente com professores e alunos da escola, palestra sobre direitos do consumidor através da Vigilância Sanitária; demonstração de funcionamento da estação de tratamento da água da EMBASA em parceria com a UESB; palestra sobre higiene bucal com os dentistas do município; distribuição de informativos sobre principais doenças transmitidas pela água e sobre fluoretação da água.
Nova Ibiá está de parabéns com as ações conjuntas desenvolvidas no município.








SAC Móvel em Nova Ibiá

SAC Móvel - Um caminhão de serviços para facilitar a vida do cidadão baiano
Com o objetivo de levar a todas as localidades do Estado a mesma qualidade de atendimento já consagrada nos postos fixos SAC, foi criado, em Setembro de 1996, o SAC Móvel. Cidadania que vai até você.

O SAC Móvel oferece, durante o período de visita, os serviços:

- Emissão de Certidão de Nascimento;
- Emissão de Carteira de Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física;
- Recadastramento de Pensionistas do Estado;
- Emissão de Antecedentes Criminais e
- Registro de críticas, denúncias, elogios, orientações,
  reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos
  prestados pelo Governo do Estado.


AVISO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IBIÁ AVISA A TODA COMUNIDADE QUE POR MOTIVOS TÉCNICOS OPERACIONAIS A SAC MÓVEL ALTERROU A SEU DIA NO MUNICÍPIO QUE SERIA DIA 25 E 26/04/2012 PARA OS DIAS 1º E 2 DE MAIO.



Assembleia aprova projetos de reajuste dos professores sob protestos

Mesmo sob protestos, apitaços e gritos de guerra, a base governista da Assembleia Legislativa aprovou, por 35 a 19 votos, com duas abstenções, no início da madrugada desta quarta, 25, os dois projetos de lei, nº 19.778 e nº 19.779, que tratam do subsídio dos 5.210 docentes não licenciados e do reajuste de 3% e 4%, escalonados em 2012 e 2013, aos professores da rede pública do Estado, respectivamente. A diretora da APLB - Sindicato, Marilene Betros, afirmou para a reportagem que a greve continua – apesar de ser considerada ilegal pela Justiça.
A categoria, que mantém acampamento montado no salão da Assembleia, se reúne nesta quarta em local e horário a definir, para discutir os próximos passos do movimento antes da sanção das leis pelo governador Jaques Wagner.
Dos deputados da base governista, a bancada do PCdoB – Álvaro Gomes, Fabrício e Kelly Magalhães – se abstiveram do voto. O PCdoB comanda a APLB-Sindicato, além de ter como pré-candidata à Prefeitura de Salvador, Alice Portugal, que apoia publicamente a luta dos professores, segundo material da deputada federal que circulava nos corredores da Casa.
Além de Capitão Tadeu (PSB), que já havia anunciado seu voto em favor dos professores há semanas, a surpresa veio da deputada petista Luiza Maia, que votou contra o projeto, causando descontentamento não só no líder da maioria, Zé Neto (PT), como em outros deputados do PT. “Quer dizer que só ela sai de boazinha e ganha voto dos professores?”, comentou um deles, que preferiu não ser identificado.
Reajuste - Os professores pleiteiam cumprimento de acordo celebrado com o governo em 11/11/2011 no qual fica estabelecido que “o reajuste salarial do magistério da rede estadual do ensino fundamental e médio será o mesmo do piso salarial profissional nacional, nos anos de 2012 2013 e 2014”. De acordo com revelação do presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), semana passada, Wagner não sabia do acordo.
O reajuste do piso nacional foi de 22,22%, definido em Brasília, em data após o acordo citado. O governo alega que não tem dinheiro para bancar o reajuste na íntegra em 2012.
Até o ano passado, o reajuste era baseado no IPCA (Índice de Preço ao Consumidor), que ficou em 6,5%. Mas no dia 15/12/2011, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) apresentou projeto, aprovado pelo Senado, estabelecendo que o índice de reajuste do piso da categoria seria o mesmo do aplicado para reajuste per capita/ aluno do Fundeb. Esse, 2011 para 2012 foi de 22,22%.
“Estamos pagando por algo que não criamos. Os senadores aprovam, mas o governo federal não manda o dinheiro. Não é possível pagar os professores”, disse o líder governista Zé Neto (PT), enfatizando que, com os projetos aprovados ontem, a Bahia passa a ser um dos nove Estados da Federação a cumprir o piso nacional. O impacto dos 22% seria de R$ 412 milhões na folha que, se implementados, chegariam a 51% da Receita Corrente Líquida de gastos com pessoal, ultrapassando o limite permitido na Lei l, que é de 48%. As informações são do ATARDE online.

Professores da Bahia entram no 13º dia de greve com ocupação na Assembleia Legislativa

Os professores da rede estadual de ensino da Bahia entraram nesta segunda-feira no  13º dia de greve iniciada no dia 11 de abril. Cerca de dois mil trabalhadores permaneceram acampados no saguão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) durante todo o fim de semana.

A previsão é que eles fiquem no local até terça-feira (24), quando deve ocorrer a votação do projeto de lei que assegura o piso nacional aos 5.210 profissionais do nível médio, os únicos que ainda recebem abaixo do estabelecido pelo governo federal.

O diretor da APLB, professor Rui Oliveira, informa que na terça-feira (24) será realizado um ato público em comemoração ao aniversário da entidade sindical, com previsão de começar às 9h. "Antes disso, vamos oferecer um café da manhã a partir das 7h30. O nosso aniversário vai ser um grande ato e várias categorias vão parar em solidariedade aos professores", diz.

"Até agora o governo não mandou nenhuma proposta de acordo. O secretário, que antes negava a existência de proposta, disse, via imprensa, que colocou na mesa uma proposta para pagar em duas parcelas, em novembro e em abril, e que nós não aceitamos. Mas o governo não nos chamou para negociar, apontar uma direção para o problema, mas age de maneira truculenta dizendo que irá cortar o ponto", afirmou Claudemir Nonato, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

O sindicato exige o cumprimento do acordo de reajuste de 22,22% no piso nacional por parte do governo, conforme prevê o acordo fechado entre as partes em novembro do ano passado, não cumprido até o momento, segundo Nonato. "A proposta diz que, entre 2012 e 2014, o professor terá o mesmo reajuste dado ao piso nacional, que é de 22,22%. Até agora eles deram 6,5% [concedido a todos os servidores públicos do estado], falta a diferença", comenta.

Na terça-feira (17), os professores acompanharam, na Assembleia Legislativa da Bahia, a sessão que resultou na aprovação do regime de urgência para a votação do Projeto de Lei 19.776/2012 do governo do estado, que estabelece o reajuste dos educadores. Com isso, o projeto será votado pelos deputados na próxima terça-feira (24).

Em Salvador, e na maioria das cidades do interior, os professores estão com as atividades suspensas mesmo depois que a Justiça decretou a ilegalidade no movimento. Na segunda-feira (16), durante reunião do comando de greve, a categoria resolveu entrar com um recurso para derrubar a liminar que declarou a ilegalidade do movimento.

Fonte: Portal CTB com agências

PRES. TANC. NEVES: BASTIDORES DA POLÍTICA

Na noite de ontem (24), a redação do AMARELINHO10 recebeu informações de um dos líderes do PT e de mais alguns pré-candidatos a Vereadores do mesmo partido, que está surgindo mais um nome para a disputa nas eleições municipais de 2012, no município supracitado para o cargo de Prefeito, trata-se do empresário NILDO DO BÓ que segundo as informações recebidas NALDO DE CORTE DE PEDRA será o VICE-PREFEITO da chapa petista. A redação do AMARELINHO10 percebe que o PT (Partido dos Trabalhadores) vem obtendo orientações a nível estadual afim de demarcar mais uma cidade no Baixo Sul da Bahia que lançará um pré-candidato a prefeito do partido, onde o mesmo terá o apoio total do PT estadual e do Governador Jaques Wagner. Não a nada concreto segundo informações, mas existe a possibilidade. Se o empresário NILDO DO BÓ confirmar sua pré-candidatura será três candidatos concorrendo à vaga para o EXECUTIVO MUNICIPAL: MOACY PEREIRA, OZIEL BRITO E NILDO DO BÓ.

QUEM SERÁ O VENCEDOR DAS ELEIÇÕES QUE SE APROXIMA? E VOCÊ ELEITOR QUAL A SUA AVALIAÇÃO DO NOME MENCIONADO PARA A CARGO DE PREFEITO? 
(Fonte Amarelinho10)
 
 

Pedro será transferido para hospital em SP na quinta-feira, diz médico

O cantor Pedro Leonardo Dantas, 24 anos, filho do também cantor sertanejo Leonardo, não deverá ser transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta quarta-feira (25), conforme estava previsto, segundo a família. O médico intensivista e diretor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), Wandervan Azevedo, foi categórico: “Por enquanto ainda não é possível, mas atendendo a uma solicitação da família, essa transferência irá ocorrer na quinta-feira (26).
Pedro sofreu um acidente de carro na MGC-452, por volta das 7h de sexta-feira (20), quando voltava de um show realizado com o primo e companheiro de dupla, Thiago, na noite anterior, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
O médico explica que ainda estão sendo tomados alguns cuidados essenciais para que a remoção seja feita da melhor maneira possível: “Nós estamos preparando a estabilidade dele. Estamos diminuindo os medicamentos, mas vamos manter a sedação para a transferência, porque é um processo complicado”.
A suspensão das drogas que mantêm o paciente em coma induzido ocorrerá de forma gradativa, segundo o diretor. Mas ele explicou que, apesar das melhoras apresentadas, o quadro de Pedro continua extremamente grave. "A gente espera que vai tirar a sedação e ele vai acordar", disse.
De acordo com Azevedo, o cantor não apresentou nenhum problema durante a noite e já mostra sinais de evolução. “Ele não teve febre, o inchaço do cérebro diminuiu e os pulmões estão melhores também. Nós estamos muito otimistas quanto à recuperação de Pedro, afinal ele apresentou duas intercorrências muito graves e reagiu muito bem”, declarou.
Mapa do acidente de Pedro Vale este (Foto: Editoria de Arte/G1)
Hemodiálise
Segundo o médico Wandervan Azevedo, o cantor Pedro Leonardo apresentou uma pequena diurese na manhã desta quarta-feira e, por isso, será submetido, ainda pela manhã, a mais uma sessão de hemodiálise com duração de oito horas. Na terça-feira (24), o jovem passou pela primeira sessão, que terminou no final do dia.
Preocupações
A equipe médica, responsável pelo tratamento do cantor, apresentou duas preocupações durante uma entrevista coletiva realizada na tarde de terça: como será o retorno do coma e a possibilidade de sequelas. "Não podemos dizer a vocês que o Pedro vai acordar. Queremos deixar claro que o estado é extremamente grave, mas que ele evolui com estabilidade hemodinâmica e clínica, e isso é um fato positivo", informou a neurologista Edilene Guiotti .
Esperança
Pela primeira vez após o acidente de Pedro, a esposa dele, a arquiteta Thais Gebelein, 28 anos, falou com os jornalistas, na tarde de terça, na porta do Instituto Ortopédico de Goiânia. “Sempre converso com o Pedro em pensamento. Tenho certeza que ele me ouve, e Deus também. Nunca perdi a fé. É um momento muito difícil, mas, se Deus quiser, ele vai se recuperar. Eu não imaginava que eu tinha tanta força”, declarou a arquiteta. Ele mora com Thais desde o nascimento da primeira filha do casal, Maria Sofia, de 11 meses. A menina é a primeira neta do cantor Leonardo, que - além de Pedro - tem outros cinco filhos.
O acidente
Pedro dirigia sozinho quando aconteceu o acidente próximo município de Tupaciguara (MG). Ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal de Itumbiara, onde passou por cirurgia para conter hemorragia abdominal, e transferido na sexta-feira para Goiânia.

VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA, BRUCELOSE E RAIVA

A Secretaria de Agricultura de Nova Ibiá com parceiria com a ADAB convidam os pecuarista para tarricipaem de uma mobilização de vacinação de bovino conta (AFTOSA, BRUCELOSE e RAIVA). que ocorrerá nesta quarta-feira dia 25 de abril, na Câmara de Vereadores as 19:00 horas.

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PREFEITURA DE NOVA IBIÁ PROMOVENDO O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA NO MUNICÍPIO

Durante os dias 05 a 25 de maio será realizado a Campanha Nacional De Vacina Contra a Gripe


Durante os dias 05 a 25 de maio será realizado a Campanha Nacional De Vacina Contra a Gripe. Você que tem 60 anos ou mais, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 2 anos compareçam ao Centro de Saúde Nivaldo Andrade Souza para se vacinar.
“Por você, por mim, vacine-se”
É a Secretaria de Saúde juntamente com a Prefeitura de Nova Ibiá trabalhando pra você

Polícia resgata corpos e veículo de jovens desaparecidos em rio da BA

Buscas
Ação foi concluída por volta das 3h desta quarta e corpos já estão no IML.
Investigações foram iniciadas com hipótese de acidente de carro, diz perito.
Carro dos universitários submerso no rio. (Foto: Divulgação/PRF )Carro dos universitários foi encontrado submerso em rio da Bahia. (Foto: Divulgação/PRF )
Os corpos dos cinco universitários desaparecidos há uma semana depois de saírem do Espírito Santo com destino à Bahia já foram resgatados dentro do Rio Mucuri, próximo à cidade homônima, e encaminhados ao Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, ainda na Bahia, na madrugada desta quarta-feira (25). A ação foi concluída por volta das 3h, quando policiais e Bombeiros puxaram o veículo, localizado por volta das 20h, com o auxílio de um guincho.
Objetos de jovens universitários Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)Malas foram localizadas no veículo pelas equipes de
resgate (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Segundo a perícia inicial, os corpos são investigados como sendo os dos cinco jovens, restando apenas a constatação da perícia final, que só será realizada após o reconhecimento dos parentes dos universitários que são aguardados no IML, previsto para acontecer o mais breve.
De acordo com a polícia, a confirmação de que o carro era de André Galão, um dos rapazes do grupo, além da presença de três corpos no banco de trás, são fortes indícios de que os corpos são dos jovens. Além disso, o carona foi encontrado nas proximidades do riacho onde o carro estava, próximo a algumas árvores, configurando um total de cinco ocupantes, com características que conferem com as repassadas por familiares
O perito Alexson Magalhães informa que, no interior do veículo, foram achados documentos do proprietário e de objetos pessoais que conferem com os descritos por parentes dos jovens. Magalhães fez parte da equipe de quatro peritos da polícia técnica que participaram das buscas e da captura. Segundo ele, as vítimas que estavam dentro do carro utilizavam cinto de segurança no momento em que foram encontradas.
Carro guinchado de jovens universitários Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)Retirada de carro foi finalizada por volta das 3h da
madrugada (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
A polícia inicia as investigações com a hipótese de acidente de trânsito, que teria ocorrido em uma curva perigosa, por conta das condições do veículo e dos cálculos de distância e frenagem realizados no local.
"Ainda vamos aguardar os resultados dos exames de necropsia, que poderão acusar algum sinal de violência nos corpos e levantar alguma suspeita de crime, mas, a princípio, trabalhamos com a hipótese de acidente, visto que o carro foi encontrado em uma distância muito grande do ponto de frenagem, o que pode configurar um excesso de velocidade, seguido de capotamento", afirma.
De acordo o capitão Anilton Almeida, do 13º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Teixeira de Freitas, o veículo modelo Punto, placa OBC-9685, foi encontrado submerso no Rio Mucuri. Ele informou que um corpo foi localizado às margens do rio. A polícia do Espírito Santo avisou às famílias. Cerca de 60 homens trabalharam no resgate, com contingentes das polícias da Bahia e do Espírito Santo, Corpo de Bombeiros, IML, além da equipe da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema).
Boato
Na manhã de terça-feira (24), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) chegou a informar que um carro com cinco corpos havia sido encontrado na localidade de Juerana, próximo a Posto da Mata, em Nova Viçosa. Mas o superintendente de Polícia do Interior, Danilo Bahiense, sobrevoou o local e não confirmou o fato.
Bahiense afirma que o que motivou as buscas foi "um boato". "Recebemos a informação e fomos ao local para checar. Sobrevoamos a região de helicóptero e o coronel também nos auxiliou, de carro, mas foi boato. Não encontramos nada", disse.
Desaparecimento
Os cinco jovens que seguiam do Norte do Espírito Santo para Prado, na Bahia, na última sexta-feira (20), desapareceram antes de chegar ao destino. Os universitários de São Mateus e Colatina saíram do Espírito Santo às 19h e foram vistos pela última vez em um posto de combustíveis em Pedro Canário.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O BLOG NOVA IBIÁ NOTÍCIA ENTREVISTA O VEREADOR NONATO.

BLOG-Vereador Nonato, como você analisa esses três anos de seu mandato? 
VEREADOR - Eu analiso de forma positiva, ser vereador é uma missão muito difícil mas é gratificante servi as pessoas que mas precisa pois tenho colocado o meu mandato a disposição do povo Ibiaense. Além de fazer o meu papel de fiscalizador tenho contribuído como o desenvolvimento do nosso município, apoiei os candidatos do Prefeito Murilo e hoje nós estamos colhendo os frutos, pois o município de Nova Ibiá se tornou um canteiro de obras, e eu mim orgulho de ter participado de tudo esse processo.
BLOG - Vereador, o que mas marcou o seu mandato?
VEREADOR - Bem, foram muita coisas, mas o que mas me marcou foi de ver o plano de cargos, carreiras e salario dos professores e profissionais da educação ser aprovado nada mas justo, que é uma categorias que merece o respeito de quem governa  o nosso país, é nossa obrigação reconhecer os direitos destes profissionais  que tanto contribui com a educação do nosso país e que merece o nosso carinho e admiração.
BLOG - Vereador, como você ver o governo Murilo?
VEREADOR - Olha ninguém consegui agradar a todos só Jesus Cristo, mas eu vejo o governo Murilo comprometido com o progresso e desenvolvimento do nosso município, mas nos não podemos esquecer  da contribuição de outros prefeitos que passaram como Aslan Brito e Jonas Moura, mas é inegável os avanços que Nova Ibiá teve nesses últimos sete anos do governo Murilo  em infra-estrutura em todos os setores como eu falei anteriormente Nova Ibiá é um canteiro de obras, e o que é mas importante Murilo esta saindo do governo esse ano mas ele  não para de buscar recursos, só está semana conseguiu mais 40 casas populares do projeto minha casa minha vida.
BLOG - Vereador, como você ver o apoio do Prefeito Murilo ao Pré-Candidato Fabio Moura?
VEREADOR - Eu vejo com maturidade, pois já dizia o ditado a voz do povo é a voz de Deus e é isso que acontece em Nova Ibiá. Murilo entendeu que o povo é soberano, escolhe realmente quem ele quer, parabenizo Murilo por essa atitude de compreender a vontade do povo de Ibiá.
BLOG -  Vereador, Por que seu apoio incondicional ao pré-candidato Fabio Moura?
VEREADOR - Olha, eu não tinha muita aproximação com Fabio, mas passei a adimira-lo em um momento muito difícil da minha vida e nesse momento quem me estendeu a mão foi Fabio e Noelzinho, ai naquele  momento percebi o quanto ele ajudavam outras pessoas e como poderiam ajudar ainda mais estando a frente do poder executivo e que teriam o meu apoio. Além disso, Fabio Moura possui muitas qualidades, foi diretor de RH durante 07 anos do governo Murilo, onde teve um contato direto com o povo, sendo fiel na caminhada politica do prefeito Murilo, Fabio Moura é uma pessoa comprometida com o povo, responsável, sendo o melhor e mais preparado para governar o município, queremos alianças de pessoas comprometida com o progresso e desenvolvimento do nosso município e que não pensem em interesse individuais, junte-se a nós rumo a vitória do povo de Nova Ibiá.
BLOG -  Vereador Nonato, você tem alguma indicação já concluída?
VEREADOR - Sim, tenho a indicação do PSF da Pedra Branca, distribuição de agua do poço artesiano do Pau D'arco até a Faz. Pedra Branca, construções dos pontos de ônibus do Paó até a Serrinha e em andamento o encascalhamento das estradas do Ganduzinho, Canarisco, Faz. Pau D'arco até a Faz. de Dica e também a construção de uma escola e uma quadra na região da Limeira.
BLOG - Para Finalizar o que você tem a dizer para o povo desse cidade e o eles podem esperar do Vereador Nonato?
VEREADOR - Na verdade hoje eu só tenho que agradecer a Deus e ao povo de Nova Ibiá pelo apoio e confiança e que continuo com o mesmo objetivo de trabalhar para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade precisando agora ainda mais de seu apoio para continuarmos o nosso trabalho e desenvolvimento de nossa cidade.
Quero agradecer também ao BLOG NOVA IBIÁ  NOTICIA pela oportunidade de  poder falar para a população onde também eu me coloco a disposição de todos. Obrigado!

O BLOG NOVA IBIÁ NOTICIA AGRADECE AO VEREADOR NONATO PELA ENTREVISTA E DESEJA BOA SORTE NA CONTINUIDADE DA CAMINHADA POLITICA!!!   

Maquinas da CERB perfura 5 poços em Nova Ibiá

Poço artesiano da Região Borboleta
Enquanto pessoas falam mal de Prefeito Murilo, ele mostra o seu trabalho trazendo inúmeras obras  para o município de Nova Ibiá, tonado Ibiá um canteiro de obras. Só esse mês foi liberado para o município 40 casas do projeto Minha Casa Minha Vida, na manha de domingo dia 22/04 chegou em Nova Ibiá as maquinas da CERB para perfurar mais novos poço artesianos, ontem dia 22/04/ foi perfurado um na regiões da Borboleta, hoje pela manha as maquinas estão perfurando na região da Cabiceira, faltando perfurar na região da  Laje, na região do Canarisco e na região do Chaparral,   trazendo água de boa qualidade para a população daquelas regões, essa é a diferença de quem trabalha, Prefeito Murilo é desta forma que ele da respostas.

ESSE TEM COMPROMISSO COM O POVO




Poço artesiano da Região Borboleta

Poço artesiano da Região Borboleta

Poço artesiano da Região Borboleta


Poço artesiano da Região Borboleta

Poço artesiano da Região Borboleta

domingo, 22 de abril de 2012

Morreu na tarde deste domingo (22) o ator Tiago Klimeck, de 27 anos, que sofreu enforcamento acidental há duas semanas. A informação foi confirmada pela Santa Casa de Itapeva (SP), onde ele estava internado em coma profundo. O estado de saúde era considerado gravíssimo.
Segundo o hospital, a morte foi constatada às 17h15, conforme nota divulgada à imprensa. Veja o texto: 'A Santa Casa de Misericórdia de Itapeva comunica o falecimento do paciente Tiago Klimeck, ocorrido hoje (22), às 17h15 horas. À família e amigos, nosso sentimento'.

O acidente ocorreu na Sexta-Feira Santa, no dia 6 de Abril, em Itararé (SP), durante a encenação da Paixão de Cristo. Tiago representava o papel de Judas Iscariotes.

Durante a peça, o ator devia subir em uma pedra do cenário com uma corda colocada em volta do pescoço para, em seguida, simular o enforcamento do personagem, conforme relata a história bíblica. Nesta cena, Tiago sofreu o sufocamento.

O jovem ficou aproximadamente quatro minutos desacordado até que alguém percebeu que ele estava realmente enforcado.

Feirense pressiona e vence Vitória no Pedro Amorim

Jogando um futebol eficiente, o Feirense não tomou conhecimento do Vitória nesta tarde de domingo (22), por 1 x 0, no estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim, pela primeira partida da semifinal do Campeonato Baiano. para conseguir reverter o quadro, o rubro-negro terá que vencer o adversário pelo mesmo placar no Manoel Barradas, o Barradão, sábado que vem, às 16h.
 
Sem emoções, primeiro tempo fica zerado
Sob um calor muito forte, Vitória e Feirense fizeram um primeiro tempo sem nenhuma grande emoção. Pecando nos passes, o rubro-negro foi facilmente marcado pela defesa adversária e quase não criou nesta etapa. Já o time da casa procurou intensificar sua forte marcação no meio de campo, anulando Lúcio Flávio e Pedro Ken em todos os lances.
 
Com dificuldades na saída de bola, o Leão da Toca fez o que não deveria: muitos chutões para o ataque e pouquíssima criatividade. Neto Baiano, artilheiro do Brasil, com 27 gols, passou longe de deixar sua marca e pouco foi acionado pelos armadores rubro-negros, assim como seu companheiro Rildo.
 
A equipe de Duzinho, bem postada taticamente, utilizou o meia Danilo Cruz para puxar contra-ataques de velocidade, mas também sentiu o clima quente no interior baiano e seus únicos lances mais perigosos aconteceram em bolas paradas.
 
Cleilton entra e se torna o nome do jogo 
Diferente do primeiro tempo, a equipe de Ricardo Silva voltou com todo vapor no retorno para os últimos quarenta e cinco minutos de confronto e logo no início desta etapa teve uma ótima chance de abrir o marcador. Em cobrança de falta, Lúcio Flávio bateu com categoria e a bola tinha o endereço certo, mas o goleiro Naldo conseguiu tirar de cabeça.
 
Mais presente no setor de ataque, Neto Baiano teve outra oportunidade de tirar o zero do placar aos 24. O centroavante deu uma de zagueiro, roubou a bola do defensor feirense e chutou de longe. No lance, Rildo estava sozinho entrando na grande área. Dez minutos depois, Arthur Maia arriscou da intermediária, exigindo de Naldo uma linda intervenção.
 
Contudo, os mandantes cresceram no confronto e passaram a pressionar o Leão. E tocando bola com velocidade, Cleilton fez boa tabela com Jaiminho, entrou na área e bateu torto, sem direção. O meia feirense, um minuto depois, soltou a bomba da meia lua para uma grande defesa de Renan, que salvou os visitantes.
 
Pressionando muito, o Feirense marcou o gol que te dá vantagem no confronto de volta em Salvador, aos 42, com Cleilton. Depois de receber passe dentro da grande área, o atleta bateu cruzado, sem marcação, no cantinho de Renan, que nada conseguiu fazer.
 
FICHA TÉCNICA
Feirense 1 X 0 Vitória
Local: Estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim (BA).
Data: Domingo, 22 de abril.
Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido.
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Luiz Carlos Silva Teixeira.
 
Feirense: Naldo; Ângelo, Motta, Alysson e Reivan; Baiano, Ananias, André Cabeça (Jaiminho) e Danilo Cruz (Titi); Paulinho (Cleilton) e Hermínio. Técnico: Duzinho.
 
Vitória: Renan; Léo, Victor Ramos, Dankler e Wellington Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken (Dinei) e Lúcio Flávio (Arthur Maia); Rildo (Tartá) e Neto Baiano. Técnico: Ricardo

Bahia perde para o Vitória da Conquista e terá de vencer em Pituaçu


Resultado que nenhum torcedor do Bahia esperava, para alegria do Vitória da Conquista. Com um futebol envolvente e sobretudo rápido, o Bode bateu o Tricolor por 1 a 0, neste domingo (22), no Lomanto Júnior. O gol foi marcado no segundo tempo por Carlinhos e reverteu a vantagem por uma vaga na final do Campeonato Baiano 2012. Mais de cinco mil pessoas acompanharam a partida no estádio.

O jogo de volta entre Bahia e Vitória da Conquista é no próximo domingo (29), em Pituaçu. O Tricolor precisa de uma vitória simples para chegar à decisão. Empate agora é favorável ao Bode. Antes disso, o Tricolor vai até São Paulo enfrentar a Portuguesa, no Canindé, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida é na quarta-feira (25). A volta está marcada para dia 10 de maio, em Pituaçu.


Com um futebol envolvente e sobretudo rápido, o Bode bateu o Tricolor (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Na correria, Bode bota o Tricolor na roda
O primeiro tempo no Lomantão foi bastante movimentado. Muito mais pelo esforço do Vitória da Conquista, que tomou iniciativa do jogo. Logo aos sete minutos, Átila fez bonita jogada pela direita e cruzou para Roni, que chutou por cima do gol. O Bahia só apareceu bem no jogo aos 21, quando Lulinha recebeu livre na área e chutou na rede do lado de fora.

Pelo lado do Bode, a arma era o rápido atacante Hugo. Por todos os lados, ele chegava com perigo. Aos 23, ele escapou de Donato e cruzou rasteiro para a pequena área. Átila veio de longe e bateu forte. Gerley meteu o pé e cortou. Com a boa marcação em cima de Gabriel, Lulinha e Júnior, o Bahia pouco criava.

Mas, na frente, o Bode não aproveitava. Aos 30, Maurício Pantera, que entrou no lugar do machucado Roni, perdeu um gol embaixo da  trave. Perto do final do primeiro tempo, o Tricolor conseguiu respirar no jogo. Aos 38, Lulinha recebeu pela direita e chutou cruzado, mas para fora. Aos 46, já nos acréscimos, o meia-atacante escapou da marcação na pequena área e cruzou. Júnior pegou de primeira e, de cara para o gol, mandou para fora.

Vitória da Conquista marca e reverte vantagem na semi

A torcida alviverde pegava fogo nas arquibancadas. E foi com esse espírito que o Bode voltou para o segundo tempo. A pegada continuou a mesma da etapa inicial, para desespero dos tricolores. Aos quatro, Claudemir cruzou da esquerda, mas niguém do Vitória da Conquista apareceu. O Bahia tentava escapar pela esquerda com Gerley, mas a marcação dos donos da casa prevalecia.


Com o tropeço, Tricolor precisa de uma vitória simples para chegar à decisão (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

A situação do Bahia se complicou aos oito minutos. Depois de boa jgada de Hugo pela direita, a zaga tricolor cortou a bola e ela sobrou para Carlinhos, na meia-lua. O atacante acertou o pé para abrir o placar no Lomantão. Após o gol, Falcão mandou Vander e Hélder a campo e o Bahia teve uma leve melhora. Mesmo assim, chegava oa ataque desorganizada e pouco ameaçava o gol de Rodolfo. Aos 27, o melhor lance para o time azul, vermelho e branco até então. Madson levantou bola na área, Rafael Donato cabeceou na dividida com Sílvio e mandou na trave.

À medida que o jogo se aproximava do fim, o time do Vitória da Conquista recuava na partida e diminuía os espaços do Bahia, que a esta altura tentava empatar o jogo de qualquer jeito. Aos 39, por pouco o gol tricolor não saiu. Lulinha arriscou de fora da área e Rodolfo pulou no campo para espalmar.

Na sobra, Ciro completou, mas o goleiro alviver cresceu mais uma vez. Aos 41, Diones chutou cruzado da direita, mas Rodolfo fez nova defesa. Apesar dos cinco minutos de acréscimo, o Bahia não conseguiu o empate e os jogadores do Vitória da Conquista comemoram o resultado.


Carlinhos marcou gol que garantiu a vitória do Bode (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Vitória da Conquista 1 x 0 Bahia - Semifinal do Baianão 2012
Data: 22/04/2012 (domingo), às 16h
Local: estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista
Arbitragem: Jailson Macedo de Freitas, auxiliado por José Raimundo Dias Hora e Elicarlos Oliveira

Vitória da Conquista: Rodolfo; Átila, Naldo (Alemão), Sílvio e Claudemir; Edimar, Mica, Júnior Gaúcho e Carlinhos; Roni (Maurício Pantera, depois Alessandro Azevedo) e Hugo. Técnico - Elias Borges

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Gerley; Fabinho (Ciro), Diones, Magno (Hélder) e Gabriel; Lulinha e Júnior (Vander). Técnico - Falcão